quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pesquisa mostra que segurança ainda afugenta usuários do e-commerce

De acordo com estudo da empresa de segurança Site Blindado, 30% dos internautas citam a falta de confiança como motivo para não comprar na web. Uma pesquisa da Site Blindado - empresa de segurança para sites – analisou os motivos que levam as pessoas a comprarem ou não pela internet.

O estudo, chamado 'Perfil da Internet Brasileira’, teve como objetivo desvendar a questão do número de pessoas que confiam no internet banking e fazem transações financeiras pela web, em relação ao número de internautas que compram online.

De acordo com a empresa, o mote principal foi entender porque há 40 milhões de brasileiros que usam internet banking, mas somente 17,6 milhões de e-consumidores.

Realizado com 4 mil internautas entre 18 e 40 anos, o estudo apontou que um dos principais motivos que inibem o consumidor a comprar pela internet, em 30% das situações, é o fator segurança; seguido pelo medo de não receber o produto (18%); possíveis problemas com troca (16%); e consumidores que não querem pagar frete (15%); entre outros. Entre os motivos para comprar, comodidade e acesso 24 horas, com mais de 50% das respostas.

Os fatores que mais ajudam na decisão da primeira compra online são o hábito de acessar extrato bancários e comparar preços em sites, aponta a pesquisa. Experiências de compras de amigos e parentes também são referências para trazer novos usuários para o e-commerce.

Segundo Mauricio Kigiela, diretor da empresa, os sites e-commerce ainda não fazem uma campanha forte junto aos internautas sobre como identificar um portal que permite realizar transações com mais segurança.

“Poucos sistemas de buscas mostram ao e-consumidor sites que oferecem selos de segurança. Por isso, o consumidor precisa saber identificar e conhecer os diferenciais de adquirir produtos por sites protegidos contra hackers e outras formas de roubo de dados”,

Nenhum comentário:

Postar um comentário